domingo, 31 de maio de 2009

Pavê tipo Charge da Pri



Esta sobremesa foi criada pela Priscila da comunidade Culinária Receitas do Orkut, ela se inspirou naquele famoso chocolate, o charge. Eu fiz e achei deliciosa, aqui em casa foi super aprovada!! Dá uma sobremesa enooorme, tamanho família...rsrsrsrs não coube tudo na travessa então fiz 4 potinhos individuais.

Ingredientes:

2 latas de leite condensado cozidas
1 caixinha de creme de leite
500 ml de leite integral
1 envelope de pudim sabor caramelo
½ envelope de gelatina incolor (sem sabor)
3 colheres de sopa de água fervente(para dissolver a gelatina)
1 barra de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícaras de chá (rasas) de amendoim torrado e triturado
1 xícara de chá de castanha de caju triturada
½ xícara de chocolate com crocante ou meio amargo picadinho, bem miúdo.
1 pacote de biscoito maisena
100 ml de guaraná sem gás
4 pacotes de dedinhos de chocolate
1 pacote de chocolate granulado

Modo de Preparo:
Parte 1 (creme de caramelo):
Prepare o pudim de caramelo conforme instruções da embalagem (misture o conteúdo do envelope ao leite, dissolvendo bem. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até levantar fervura. Após ferver, cozinhe por 2 minutos, desligue, resfrie e reserve).
Dissolva a gelatina na água, cuidando para que não fique nenhuma bolinha. Caso seja necessário, acrescente mais uma “gotinha” de água para dissolver bem.
Ao pudim já frio, acrescente a caixinha de creme de leite e a gelatina, misturando bem. Junte este creme às latas de leite condensado cozidas, misturando vigorosamente. Guarde na geladeira enquanto prepara os outros passos.

Parte 2 (Ganash de chocolate):
Derreta em banho-maria ou no microondas (30 segundos, mexer +30 segundos, mexer+30 segundos), acrescente o creme de leite sem soro (ou o da caixinha) mexendo bem. Reserve.

Montagem:
Retire o gás do guaraná, batendo-o com um garfo. Escolha uma travessa ou uma forma de buraco, para desenformar a receita. Passe o biscoito pelo guaraná rapidamente, quase não o deixando molhar, e coloque-os no fundo da forma, fazendo a base da sobremesa.
Sobre os biscoitos, coloque o creme de caramelo, cobrindo-os com generosidade. Sobre o creme, salpique uma camada de castanha de caju, e acima, uma camada generosa, porém sem excesso de amendoim torrado e moído.
Coloque uma nova camada de biscoitos, e o ganash de chocolate. Sobre o ganash, uma camada de castanhas e amendoim.
Construa uma nova camada de biscoitos. Sobre eles, o creme de caramelo, coberto com uma camada de amendoim e castanhas.
Teça uma nova e última camada de biscoitos, sempre molhando-os no guaraná. Antes de colocar o creme, acrescente o chocolate picado miudinho, mexendo bem. Despeje-o todo por cima dos biscoitos, nivelando o creme.
Abra o pacote de chocolate granulado de forma a cortar apenas um “biquinho” em diagonal. Com o chocolate, desenhe um jogo da velha sobre a sobremesa.
Misture o restante da castanha com o amendoim, e preencha os quadradinhos. Leve a geladeira por 24 horas.
Antes de desenformar, leve ao congelador por 30 minutos. Desenforme, e cole o dedinhos de chocolate em toda a lateral.




Obs: Eu não desenformei, montei a sobremesa numa travessa, e não coloquei os deditos, reservei um pouco do ganache de chocolate e coloquei num saquinho, fiz um furinho e fiz listras em cima do creme, depois com um palito (passando de um lado ao outro da travessa) fiz a decoração.