quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Capeletti de Linguiça

Hoje vou postar como fazer capeletti em casa. É muito fácil fazer a massa, a modelagem está no passo a passo logo abaixo. O recheio de linguiça é da minha amiga Mari-Indaiatuba da comunidade Culinária Receitas do Orkut. Ficou uma delícia!

Massa:

100 gr de farinha de trigo para cada ovo, essa proporção é mais ou menos pois vai depender do tamanho dos ovos, então vá colocando a farinha aos poucos...a massa tem que ficar dura. Tem que ter braço para abrir mas se fizer mole, na hora de cozinhar ela rasga ou fura.

Dica:
Abra pequenas porções com o rolo deixando a massa fina, sempre coloque farinha na mesa e em cima da massa para não grudar. A massa que não está sendo trabalhada com o rolo deve ser coberta com um pano de prato pois resseca com facilidade.

A massa tem que ficar assim:


Recheio: (Receita da Mari)

- 1 kg de linguiça pura de pernil ou lombo (usei calabreza)
- 100 gr de queijo parmesão ralado
- 1 ovo cru
- noz moscada ralada a gosto
Cozinhe a linguiça, retire a pele, espere esfriar e passe pelo processador, depois acrescente os outros ingredientes e misture bem. Faça "montinhos" pequenos apertando entre os dedos e recheie os capelettis.



Modelagem (também aprendí com a Mari):

depois da massa aberta, corte quadradinhos de mais ou menos 5 cm e coloque os "montinhos" de linguiça no meio de cada um.


Dobre em formato de triângulo como abaixo e aperte bem as beiradas para não abrir na hora de cozinhar.


Vire as pontas mais longas para trás:


Una as duas pontas e aperte bem. Está pronto! Agora deixe-os secar por algumas horas até que encostando um no outro não grude. Vc pode levar assim mesmo na forma ao freezer para congelar. Depois recolha os capelettis e coloque-os em saquinhos plásticos.


Para cozinhar, leve os capelettis diretamente do freezer para a panela que já deve estar com água fervendo, um fio de azeite e sal a gosto. Deixe cozinhar até que fique macio, como é caseiro demora mais que o industrializado. Leva mais ou menos 30 minutos. Escorra e sirva com o molho de sua preferência, abaixo uma foto de um que fiz só com linguiça frita. Piquei e fritei uns pedaços de linguiça e joguei por cima dos capelettis já cozidos.
Se vc pretende fazer sopa, cozinhe os capelettis diretamente no caldo da sopa, fica uma delíciaaaaaa!




Espero que tenham gostado!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Selinho mágico


Esta é a minha primeira postagem no blog que não é receita!
Mas é por um motivo especial...

Ganhei esse selinho da amiga Lígia , do blog Torturas da Lígia, que aliás está fantástico! Obrigada minha querida pela lembrança, agora repasso para outras amigas especiais, mas antes, perguntinhas para responder:


uma música: .............................You've Lost that loving feeling
um filme mágico: .....................Um sonho de liberdade
uma viagem mágica: ...............ainda não fiz...
maquilagem mágica: ................batom e lápis