segunda-feira, 13 de abril de 2009

DOCE DE LEITE CREMOSO


Receita da mãe da Patussi, colega da comunidade Culinária Receitas. Eu já tinha testado umas 3 receitas e esta da mãe da Patussy foi a que mais gostamos aqui em casa. Testada e aprovada! A textura é leve e lisinha, o sabor...hummm irresistível! Esse da foto é com açucar queimado , eu acho mais saboroso e a cor fica mais bonita. No final da receita, eu explico como fazer!


Ingredientes:

2 litros de leite

400 gr de açúcar cristal

2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de maisena

Misture o bicarbonato de sódio no açúcar. Coloque o leite numa panela grande (de preferência o dobro do tamanho que caberia o leite), misture o açúcar mexendo até dissolver bem. Deixe ferver, quando o leite subir, baixe o fogo e vá controlando para o leite não derramar. Conforme vai cozinhando, vá aumentando o fogo, testando a altura da chama no ponto que não derrame o leite. Mexa de vez em quando. Quando o leite mudar de cor, retire meio copo e deixe esfriar bem. Depois de mais ou menos 1 hora o doce já deve estar encorpando, misture então a maisena no leite que vc retirou da panela, desmanche bem a maisena e junte ao doce, desse momento em diante, não pode mais parar de mexer. O tempo do cozimento leva em média uma hora e meia. O doce vai encorpar bem e ficar cremoso mas ainda meio mole, escorrendo da colher. Depois de mais ou menos 1 hora e meia (o meu levou 1 hora e 40 minutos) ele já deve estar com uma coloração bem bonita, característica do doce de leite. Agora o “pulo do gato”: Desligue o fogo e bata o doce com uma colher até esfriar, assim a textura vai ficar lisinha e brilhante.
Eu retirei da panela e passei para um refratário para esfriar mais depressa.

Obs: Se vc gosta do doce mais escurinho (como eu...) queime um pouco do açúcar na panela que vc fará o doce (mais ou menos 1 xícara, retirada antes de misturar o bicarbonato), derrame o leite em cima do caramelo cuidando para não se queimar e misture o restante do açucar, O caramelo vai derretendo e dando uma cor de café com leite, conforme vai reduzindo o líquido o doce vai ficando mais escuro. Eu prefiro assim, até o sabor muda, na minha opinião fica bem mais gostoso.

4 comentários:

  1. minha santa dietinha, que perdiçao!
    aff, eu quero!

    ResponderExcluir
  2. qui delicia eu fis deu certinho

    ResponderExcluir
  3. ummmmmmm muito bom eu fis e uma delicia

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, procurava por esta receita a tempos.

    ResponderExcluir