sábado, 8 de agosto de 2009

REI ALBERTO


Esta sobremesa é muito antiga, cada um faz de um jeito, a receita que eu fiz é a mais prática que eu já vi e completa ao mesmo tempo, não falta nenhuma camada!!

Na realidade, eu não sabia o que ia fazer para o dia dos pais então fui vasculhar no meu imeeeeeeeenso arquivo de receitas...achei esta que havia pedido para minha grande amiga Vânia postar numa comunidade do orkut (isso foi há uns dois anos!!!), ela postou com o maior carinho, com foto e tudo, e eu depois de copiar, acabei esquecendo completamente de fazer a receita, é mole?? Mas antes tarde do que nunca!!!


Como não coube tudo na travessa que eu escolhi para colocar a sobremesa, usei 5 potinhos desses de sobremesa e fiz individuais...já comi um...DELICIOSO!!! Tenho certeza que todos vão gostar amanhã quando eu servir.

Bom, vamos à receita!!



- 1 pacote de gelatina de morango (a Vânia sugeriu de framboesa, eu também usei este sabor)
- 1 lata de abacaxi em calda (reservar somente uma xícara do caldo)
- 4 claras
- 1 xícara de água fervendo
- uma receita de doce de ovos
- uma receita de geléia de ameixa
- uma receita de merengue cozido para decorar
Dissolver a gelatina em uma xícara de água fervendo. Quando estiver bem dissolvida, acrescentar 1 xícara do caldo do abacaxi. Colocar um pouquinho dessa gelatina em uma forma transparente (colocar um pouco menos que um dedo no fundo da forma, é só pra enfeitar). Levar à geladeira para firmar.

Picar o abacaxi bem picadinho e misturar com a gelatina que sobrou. Levar ao fogo para ferver (para o abacaxi não azedar). Deixar esfriar bem.
Bater as claras em neve com 4 colheres de açúcar refinado. Misturar no abacaxi com gelatina. Colocar essa mistura na forma, por cima da gelatina.

Montagem do Doce:
1a. Camada – Gelatina
2a. Camada – Clara com gelatina e abacaxi
3a. Camada – Creme de Ameixa
4a. Camada – Doce de Ovos
5a. Camada – Decorar com merengue

DOCE DE OVOS
- 6 gemas
- 2 xíc. de açúcar
- 1 xíc. de água
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de margarina
- gotas de essência de baunilha
Misturar bem as gemas peneiradas com a água numa panela. Em separado peneirar o açúcar junto com a farinha de trigo (misturar bem para o doce não empelotar).
Juntar tudo e levar ao fogo para engrossar, mexendo sempre.
Depois que estiver pronto , tire do fogo e coloque uma colher de chá de margarina (para dar brilho no doce) e gotas de essência de baunilha (para tirar o cheiro do ovo).

GELÉIA DE AMEIXA
- 250g. de ameixa sem caroço
- 1 e ½ xíc. de açúcar
- 1 xíc. de água
Colocar todos os ingredientes na panela e leva
r ao fogo. Se não quiser muito doce, diminuir o açúcar. Esperar desmanchar bem a ameixa. Depois de pronto, esmague bem com o garfo ou passar pelo processador.

Merengue para a decoração

- 1 xíc. de claras + 2 e 1/2 xíc. de açúcar refinado peneirado
Misturar os dois em uma panela, levar ao fogo. Mexer até aquecer um pouco (não deixe ferver). Coloque na batedeira e bata até esfriar.

Observação: Eu usei no total 6 ovos, usei as seis gemas no doce de ovos, 4 claras na parte que vai a gelatina com abacaxi e com duas claras fiz um merengue com 6 colheres de açucar, do jeito que a vânia postou no "Merengue para Decoração". A quantidade foi bem menor do que a postada na receita mas deu certinho pois eu só fiz uns "rabiscos" com o bico "folha" numa manga de confeitar.

Espero que gostem!!!!

8 comentários:

  1. O aspecto ficou ótimo!
    O meu marido ia adorar esta receita, pois adora gelatinas.
    Feliz Dia dos Pais por ai! Aqui já passou. Foi em junho.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo!
    E o pessoal gostou?

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Oi, moro nos EUA, e adoro suas receitas, fiz a Marta Rocha (tua versao) mas ando a procura da receita original, sera que voce poderia me mandar?
    Quem me indicou seu blog foi o Luiz Wassen de Orleans, sou de la mas faz mtos anos que vivo aqui, e nunca consegui fazer a marta rocha direito pois tentava fazer do jeito que eu lembrava.
    se vc quiser me mandar a receita la vai meu e-mail leilatires@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Nao sei o que houve mas cortou meu comentario, terminei sem agradecer e sem dizer que admiro a maneira que vc faz as receitas ficarem faceis e simples de fazer.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Faço o rei Alberto sem misturar as claras batidas na gelatina.
    Fica muito gostoso também.
    Por sinal estou preparando para amanhã , Dia dos Pais.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Estou muito grata pela receita. Por muitos anos eu a procurei em diversos sites da internet e com doceiras, mas tudo o que eu recebia era o doce pela metade!! =(
    Sua receita está correta.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Misturar a gelatina no merengue é só para dar cor à ele, porque a gelatina por si só vai para o fundo do prato e fica uma delícia de qualquer jeito, mas não pode estar de dieta..rsrsrsrs.

    ResponderExcluir