quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Capeletti de Linguiça

Hoje vou postar como fazer capeletti em casa. É muito fácil fazer a massa, a modelagem está no passo a passo logo abaixo. O recheio de linguiça é da minha amiga Mari-Indaiatuba da comunidade Culinária Receitas do Orkut. Ficou uma delícia!

Massa:

100 gr de farinha de trigo para cada ovo, essa proporção é mais ou menos pois vai depender do tamanho dos ovos, então vá colocando a farinha aos poucos...a massa tem que ficar dura. Tem que ter braço para abrir mas se fizer mole, na hora de cozinhar ela rasga ou fura.

Dica:
Abra pequenas porções com o rolo deixando a massa fina, sempre coloque farinha na mesa e em cima da massa para não grudar. A massa que não está sendo trabalhada com o rolo deve ser coberta com um pano de prato pois resseca com facilidade.

A massa tem que ficar assim:


Recheio: (Receita da Mari)

- 1 kg de linguiça pura de pernil ou lombo (usei calabreza)
- 100 gr de queijo parmesão ralado
- 1 ovo cru
- noz moscada ralada a gosto
Cozinhe a linguiça, retire a pele, espere esfriar e passe pelo processador, depois acrescente os outros ingredientes e misture bem. Faça "montinhos" pequenos apertando entre os dedos e recheie os capelettis.



Modelagem (também aprendí com a Mari):

depois da massa aberta, corte quadradinhos de mais ou menos 5 cm e coloque os "montinhos" de linguiça no meio de cada um.


Dobre em formato de triângulo como abaixo e aperte bem as beiradas para não abrir na hora de cozinhar.


Vire as pontas mais longas para trás:


Una as duas pontas e aperte bem. Está pronto! Agora deixe-os secar por algumas horas até que encostando um no outro não grude. Vc pode levar assim mesmo na forma ao freezer para congelar. Depois recolha os capelettis e coloque-os em saquinhos plásticos.


Para cozinhar, leve os capelettis diretamente do freezer para a panela que já deve estar com água fervendo, um fio de azeite e sal a gosto. Deixe cozinhar até que fique macio, como é caseiro demora mais que o industrializado. Leva mais ou menos 30 minutos. Escorra e sirva com o molho de sua preferência, abaixo uma foto de um que fiz só com linguiça frita. Piquei e fritei uns pedaços de linguiça e joguei por cima dos capelettis já cozidos.
Se vc pretende fazer sopa, cozinhe os capelettis diretamente no caldo da sopa, fica uma delíciaaaaaa!




Espero que tenham gostado!

8 comentários:

  1. Eu adorei, ficaram lindos e o recheio maravilhoso...porém, acho que eu precisaria de um dia de muita inspiração para fazê-los.
    Se um dia eu o tiver, certamente venho buscar esta receita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    amei seu blog, muito criativo e as receitas maravilhosas.
    Vou visitar seu cantinho sempre, porque a minha filosofia de vida é vivendo e aprendendo sempre.
    Bjs.
    Gislene

    ResponderExcluir
  3. gostei mais faltou falar dos ingredientes da massa, é só ovo e trigo, ou vai mais alguma coisa. obrigado se me responder,
    parabens pelo seu trabalho. exelente

    ResponderExcluir
  4. Olá anonimo aí em cima, é só farinha e ovo mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu preparei essa receita e ficou divina, mas sobrou um pouco e congelei, só que ficou escura, como que estragada, podes me ajudar?
    Tem outro jeito de congelar??
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Jana, eu sempre congelo do jeito que expliquei acima e nunca ficou escuro..vc congelou cru né? Cozido eu nunca congelei, não sei se dá...

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise td bem? quero lhe dizer que eu estava atras de um recheio de linguica...eu ja faço de frango à muitos anos pra vender, mas tenho uns clientes que querem de linguiça. obrigada
    Vanda lucia

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise td bem? quero lhe dizer que eu estava atras de um recheio de linguica...eu ja faço de frango à muitos anos pra vender, mas tenho uns clientes que querem de linguiça. obrigada
    Vanda lucia

    ResponderExcluir