quarta-feira, 17 de junho de 2009

Amendoim Pralinê

Receita de Carol Emboava
Sempre que eu fazia este amendoim, nunca ficava como eu queria, com aquela crosta grossinha, descobri que era pouco açucar. Resolvi testar essa receita da Carol e fui muuuito feliz, o amendoim ficou tudo de bom!
Ficou mais escurinho que o normal porque coloquei cacau ao invés de chocolate e dobrei a quantidade que pedia na receita, isso porque eu adooooooooooro chocolate! :-)




1 xic de amendoim
1 xic de açúcar
1/2 xic de água
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (café) de canela ou achocolatado

Misturar tudo e levar ao fogo, mexendo sempre. Quando secar e formar uma massa, tirar do fogo e misturar até que os amendoins se soltem e o açúcar seque.

Voltar um pouquinho ao fogo para que esse açúcar dê uma leve derretida e queimada e grude nos amendoins. Mexer sempre para não queimar.

Tirar do fogo e despejar numa forma para esfriar. Guardar em vidro bem fechado.

Observação: assim que a calda fica com uma textura arenosa eu retiro do fogo e vou mexendo devagar, quando começa a açucarar, paro de mexer e de vez em quando passo a colher com delicadeza entre os amendoins apenas para solta-los. Isso é para que o açucar fique bem grudado nos amendoins, se mexer demais, o açucar vira um farelo e solta do amendoim.
Espero que tenham entendido, sei que a explicação está meio esquisita mas tem coisas que só colocando a mão na massa para entender..rsrs

3 comentários:

  1. Olá!!Denise..
    Qualquer dia vou tentar fazer...é realmente muito bom este amendoim..
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra fazer esta receitinha,vi la na comu culinária receitas....parece tudibom!

    ResponderExcluir
  3. Menina do céu.......Fiz e agora vou ter que esconder se não vou comer tudo de uma vez!!
    Uma delícia!! :)

    ResponderExcluir