sábado, 5 de dezembro de 2009

Macarons (Patrícia Zillmann)


Humm esse doce francês que tem encantado tantas pessoas também aguçou minha curiosidade, até porque aqui onde moro nunca ví para comprar. Resolvi executar uma receita de Patrícia Zilmann postada na comunidade Panificações, Pães e etc no orkut. É um doce beeeem doce, não dá para comer vários... (ainda bem, minha dieta agradece!) Quando vc morde, a casquinha que se forma por cima se quebra e se mistura com a massa de amêndoas...maravilhoso...(só que eu usei castanha de caju porque não achei amêndoas...interior é fogo viu!!) Minhas modificações na receita estão em vermelho.
Bem, chega de bla bla bla e vamos a receita:

INGREDIENTES:

150g açúcar ( bem fino passado na peneira)
120 g clara
1 pitada de ácido cítrico (usei uma pitada de sal)

150g açúcar confeiteiro
120g amêndoa moida bem fina e passada na peneira (usei castanha de caju)

10 gotas essência de amêndoa (usei essência de avelãs)
corante em pasta se desejar (não usei)
Coloquei 2 colheres (sopa) de cacau em pó

Aquecer as claras com o açúcar em banho maria, misturando sempre com auxílio de um fuê, até que a mistura fique morna, mas não pode aquecer demais, ou vai começar a cozinhar as claras, o que não pode!

Assim que ficar morna ao toque dos dedos , jogar essa mistura na batedeira, e bater até as claras ficarem em ponto de neve, mas nao deixar ficar muito firme. Quando estiver formando pico leve, já pode ser desligado.

Esse ponto é importante, pois vai determinar o resultado final do seu macaron. Se bater demais, o macaron fica muito firme, e na hora que colocar sobre o tabuleiro, vai manter o formato do saco de confeitar, e não ficará lisinho!!

Os demais ingredientes devem ser passados pela peneira para que fiquem bem fininhos e sem grumos. Asssim que o suspiro ficar pronto, colocar os demais ingredientes e misturar bem até a massa ficar homogenea.

Com auxílio de uma manga de confeitar, colocar a massa dentro dela, e fazer os macarons do tamanho desejado sobre uma placa de silicone, que depois será levada ao forno. (não usei placa de silicone, coloquei papel manteiga numa forma e alumínio e untei)


Pre aquecer o forno a 80 graus, colocar a massa por 12 minutos, depois aumentar a temperatura do forno para 110 graus e deixa-los por mais 13 minutos. (o mínimo do meu forno é 150 graus então pré aqueci e coloquei uma colher de pau para deixar a porta do forno entreaberta)
Assim que perceber que os macarons estão sequinhos, tanto por cima, quanto por baixo, é só retira-los do forno e esperar esfriar. Só então devem ser retirados da placa de silicone com cuidado.

Rechear a gosto (recheei com nutella)

Um comentário:

  1. Nunca comi nem unzinho sequer, mas imagino ser delicioso. Onde moro nem se sabe o que é..rsrrs
    Já ouvir dizer que são meio chatinhos de fazer,por isso nunca arrisquei. Os seus estão maravilhosos. Dá até vontade de tentar.Parabéns!!
    Já conheço voce das comunidades do orkut.Suas postagens são ótimas.
    Abração!

    ResponderExcluir