terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pão de Leite Condensado


Ingredientes

700 gr de farinha de trigo
3 ovos em temperatura ambiente
2 sachês de fermento biológico seco instantâneo (20 gr)
1 pitada de sal
1 caixinha de leite condensado (270 gr)
2 colheres (sopa) de conhaque (ou outra bebida alcólica destilada)
1 colher (sopa) glicerina alimentícia (opcional)
2 colheres (sopa) de óleo
+ - 200 ml de água morna

Coloque a farinha em uma bacia grande e misture o fermento.
Em outro recipiente, bata ligeiramente os ovos, misture o leite condensado, a glicerina, o óleo, o conhaque e o sal. Misture bem. Abra uma cova na farinha e despeje a mistura líquida. Vá misturando com as mãos e colocando a água aos poucos até que fique uma massa macia e boa de sovar. Sove bem por 20 minutos, deixe descansar até dobrar de volume. Sove novamente por mais 10 minutos e modele os pães. Pode fazer 2 pães grandes ou pãezinhos pequenos. Deixe crescer um pouco em forma untada e coloque no forno médio até ficar corado. Pode pincelar com uma gema ou com margarina antes de ir ao forno.

Eu reparti a massa em duas partes, da primeira metade eu fiz 10 pãezinhos pequenos, abri cada um com o rolo, pincelei margarina sem sal, polvilhei açúcar e coco seco. Enrolei e coloquei em forma untada para crescer. Antes de levar ao forno, pincelei margarina e polvilhei açúcar e coco por cima.



Da segunda metade eu fiz uma trança recheada, dividi a massa em duas partes, abri cada parte com o rolo, recheei com chocolate picado (200 gr) e 1 vidro de cerejas picadas e escorridas (140 gr). Enrolei cada parte como um rocambole e trancei as duas. Deixei crescer na forma untada com óleo, pincelei margarina e levei ao forno médio por 30 minutos. Ao retirar do forno derramei uma caldinha de açúcar misturada com água. A calda fiz a olho, ela não vai ao fogo, é só colocar açúcar em um recipiente e ir pingando água até ficar uma papinha grossa.



IMPORTANTE: Nesta receita, usei 100 gr de massa poolish que tem a propriedade de deixar o pão mais úmido e fofinho por mais tempo. Quem quiser se habilitar a usar esta massa, segue a receita abaixo:

Massa Poolish (também conhecida como biga ou massa mãe)
(Receita de Joana Pães)

1 xícara de farinha de trigo
¼ de xícara de água filtrada (eu uso um pouco mais...)
3 gr de fermento biológico seco (se não tem balança de precisão, divida um sachê que tem 10 gr em 3 partes iguais, use uma parte e guarde as outras duas)

Misture a farinha com o fermento e vá colocando a água até conseguir fazer uma massinha firme. Coloque num pote, tampe com filme plástico e faça furos no filme com um palito. Deixe descansar fora da geladeira por no mínimo 24 horas ou no máximo 3 dias. Quando for usar, retire 100 gr da massa, alimente o que sobrou com 1 xícara de farinha e ¼ de xícara de água (se a água não for suficiente pode colocar um pouco mais), guarde esta massa na geladeira para uso posterior. Toda vez que for usar, deve alimentá-la com 1 xícara de farinha e água. Esta “alimentação” deve ser feita uma vez por semana, usando ou não usando a massa, se não for usar, depois de alimentá-la deve ser retirada a metade do volume e descartada. A massa poolish pode ser usada em qualquer receita de pão, devendo ser observada a quantidade que é de 100 a 200 gr de massa poolish por kg de farinha.

2 comentários:

  1. lindooos..! e deve estar deliciosos....

    podem ser congelados?? e qual o momento que coloco a massa poolish?..

    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Leia, podem ser congelados sim, espere esfriar bem e embale em plástico filme ou saquinhos plásticos ok?
    Quanto à massa poolish...foi falha minha, deveria ter colocado na receita, mas explico aqui mesmo, quando vc colocar os ingredientes líquidos no meio da cova da farinha, já pode colocar a massa poolish.
    Obrigada pela visita!
    beijo grande!!

    ResponderExcluir