quinta-feira, 11 de março de 2010

Pão de cachorro quente


(Receita de Aloana – comunidade Máquina de pães e cia - Orkut)

(receita passada pela Alice)


Gente, esse pão é levemente adocicado e muuuuito macio, aliás é um dos pães mais leves e macios que eu já fiz. Adorei!


Essa receita é orginalmente para ser feita em máquina de pão, mas como eu não tenho, sovei na mão e depois passei no cilindro.


Minhas modificações no preparo estão em NEGRITO


Esponja:
200 ml de leite morno
2 colheres de chá de fermento seco
4 colheres sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha de trigo

Em uma vasilha misture tudo muito. Coloque essa mistura na maquina de pão e feche a tampa, deixe descansar por uns 10 minutinhos. Depois adicione o restante dos ingredientes abaixo:


Massa:
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de margarina
1 ovo
2 medidores (300 ml) de farinha de trigo = 600 gr

Ligue a maquina usando o ciclo massa, no término do ciclo remova a massa molde seus pãezinhos, coloque na forma, cubra e deixe crescer por 30 minutos.


Eu misturei os ingredientes da esponja numa vasilha, tapei com um guardanapo, esperei os 10 minutos depois juntei à esponja o sal, a margarina o ovo e por último a farinha de trigo que não foi toda, foi mais ou menos 500 gr. Sovei por 15 minutos, deixei descansar por 30. Depois moldei conforme descrito abaixo nas dicas da Aloana.


Pincelar 1 ovo batido e assar no forno convencional a 180 graus por 20 minutos, ou até que os pães estejam levemente dourados.

Dicas da Aloana:
- Cada receita rende 8 bisnagas daquelas grandes da padaria. Separar a massa em oito porções e abrir com rolo de macarrão numa tira com uns 10 cm de largura. Enrolar como rocambole e colocar na assadeira untada.

- Para embalar: deixe esfriar totalmente e depois de frio embale em saquinhos plásticos bem vedados para manter a maciez.



12 comentários:

  1. Denise, eu fiz esse pao,ficou otimo, mas nao ficou bonito como o seu. Adoro paes, tinha que tentar esse...

    ResponderExcluir
  2. Denise,

    Conheci tuas receitas na comunidade do orkut. Adoro teu Blog. Fiz estes pãezinhos hoje, ficaram lindos e deliciosos. Postei a receita no meu blog, inclusive com tuas dicas.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida gostaria de saber,se posso cortar ele menor para fazer mini cachorro quente????? obrigado,aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  4. Alessandra, é só praticar que vai sair bonito!!

    ResponderExcluir
  5. Joelma, pode sim amiga, corte no tamanho que quiser, inclusive dá para cortar tiras e enrolar na salsicha, fica bonitinho. Quando eu faço assim, afervento a salsicha uns minutinhos para ela inchar. Se usar ela crua, ela incha no forno e pode rasgar a massa do pão.

    ResponderExcluir
  6. Procuro receitas pelas fotos e estou precisando de uma receita como está. Vou testar sábado e se der certo, também posto no meu blog (http://glaycenahon.blogspot.com.au/) !!! Onde moro não tem pães "descentes" para comer!! Esse parece delicioso e espero que funcione!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Oi fiquei com uma duvida eu deixo a esponja descansar por 10 minutos depois misturo tudo sova e deixa mais 30 minutos, ai depois vc modelou passou o ovo ai esta minha duvida deixa crescer esse paozinho antes de colocar no forno ou modela e ja coloca no forno, se tem q deixar crescer deixo mais quanto tempo? obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi glayce, agora que vi tua mensagem, espero que tenha feito e gostado, esse pãozinho é TUDO!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sempretentante, não está escrito na receita mas deixa crescer antes de levar ao forno sim! Pelo menos uns 30 minutos.

    ResponderExcluir
  11. Estou apaixonado pelo seu blog, hehe.
    Quanta coisa boa tem aqui ja passiei bastante pelos arquivos, anotei esta receita, anotei a receita do ovo de pascoa tipo chokito, adorei a receita da panqueca a milanesa, hehe.
    Parabens!
    Com toda a certeza alguma dessas delicias vai aparecer la no blog, volto aqui e te aviso qndo postar algo.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir