segunda-feira, 29 de março de 2010

Ovo tipo Chokito






Mais uma delícia ensinada pela minha amiga Cynthia Goetz. A receita do doce chokito não é dela mas a adaptação para o ovo sim...eu fiz para presentear meus sobrinhos na Páscoa.

Para cada ovo:

casca:
500 gr de chocolate cobertura nobre. (nobre não é a marca do chocolate! rsrsrsrsrs é o tipo ok??) Eu usei o blend da Harald que é uma mistura de chocolate ao leite com meio amargo.
1 xícara de flocos de arroz

recheio:

01 lata de leite condensado
½ xícara chá de açúcar
01 xícara chá de castanha de caju moída (não coloquei)
100g. de chocolate ao leite picadinho

Comece preparando o recheio para que fique bem frio na hora de usar.

Recheio:
Derreta o açucar em uma panela até dourar, então coloque o leite condensado e mexa em fogo baixo até dissolver bem o açucar e dar ponto de brigadeiro mole. Assim que retirar do fogo, coloque o chocolate ao leite e mexa até derreter e ficar homogêneo. Deixe esfriar. Eu preparei o recheio durante o dia e fiz os ovos à noite.

Preparo da casca:
Fazer a temperagem do chocolate da seguinte forma: picar bem miúdo o chocolate, derreter a metade em banho maria ou no microondas e acrescentar a outra metade, bater bem para misturar até ficar homogênio, transfira o chocolate para outra vasilha e bata mais um pouco. O chocolate deve estar frio para ser utilizado, para teste, coloque um pouco do chocolate no lábio, se estiver frio já pode ser utilizado. Neste momento, misture os flocos de arroz.

Montagem do ovo:
Espalhe uma camada fina desta mistura de chocolate com flocos na forma de ovo com uma colher. Leve à geladeira para secar, retire e aplique mais uma camada fina. Cuide para que este chocolate dê para os dois lados do ovo! Depois de seco, aplique o recheio e passe uma nova camada de chocolate com flocos. Leve à geladeira novamente para secar. Assim que o fundo da forma estiver transparente, vire o ovo com cuidado em uma superfície plana (pode ser uma forma de bolo) revestida com papel alumínio ou papel manteiga, deixe suar até o dia seguinte. Junte as duas partes e embale. Eu recheei com alguns bombons...

4 comentários:

  1. Dê, que lindo ficaram os ovos. E parece delicioso! Parabéns! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. PERDIÇÃO TOTAL!!!

    Meu deus, que delícia!!!

    ResponderExcluir
  3. hummmmmm
    e tá chegando a páscoa de novo, vai fazer esse ovo Dê?

    to aqui maquinando a mente criminosa pra ver o que vai sair de novidade huahuahua

    beijosssssssssss

    ResponderExcluir