domingo, 6 de junho de 2010

Arroz Doce com leite Condensado e Coco



Quem não gosta de arroz doce? Eeeeeeeuuuu!!!! Mas mas pais adoram, então fiz para eles...heheheh


Ingredientes:
1 copo (tipo requeijão) de arroz branco crú

3/4 copo (tipo requeijão) de açucar
1 lata de leite condensado

1 vidro de 200 ml de leite de coco
2 gemas

600 ml de leite
50 gr de coco ralado seco

canela em pó para polvilhar.

Coloque o arroz sem lavar em uma panela e coloque água fria até atingir mais ou menos 2 dedos acima do arroz. Leve para cozinhar em fogo baixo até que a água seque e o arroz esteja macio, caso a água seque e o arroz ainda esteja duro, coloque mais água para terminar o cozimento. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.

Bata as gemas com açúcar até virar uma gemada bem clara e fofa, reserve. Assim que o arroz estiver cozido, coloque o leite, o leite condensado, o leite de coco, o coco ralado e a gemada. Misture bem, mantenha cozinhando em fogo baixo até começar a borbulhar, aí conte 5 minutos mexendo sempre para não derramar e desligue o fogo. Transfira para uma travessa e deixe esfriar, polvilhe a canela em pó e leve para gelar por pelo menos 4 horas antes de servir.

Obs:: Enquanto ele ainda está quente fica meio aguado, mas à medida que for esfriando vai ficando consistente, até atingir a consistência cremosa.

Dica 1: Coloque plástico filme encostado na superfície do doce enquanto ele está quente para que não crie película, retira só depois de frio. (não se preocupe, o plástico não vai derreter!)

Dica 2: Não lave o arroz, o amido que contém nele (aquele pozinho branco) é importante para a consistência do doce.


8 comentários:

  1. Somos duas...tbem não gosto! hehehehe

    Mas sempre tenho de fazer pro resto da "tiurma" aqui...

    O seu está lindão!

    bjsssss

    Ps.: Não sabia que tinha blog, agora que descobri, já estou te seguindo e levarei seu link, para que fique nos links de amigos... ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, vc não me conhece, mas achei sua receita na internet e acabei de fazê-la. É realmente muito boa...
    Uns comentários: 1. A gema não quis bater com o açucar de jeito nenhum!(nem no liquidificador, nem na batedeira) Tive que misturar o leite de côco junto, aí bateu direitinho!
    2. Quando ferveu, o leite não derramou não.. ficou bonitinho no lugar, mas mexi constatemente pra não ficar aquelas 'crostas' do lado.
    3. Não gosto muito do doce (fiz pro meu marido) mas eu amo aquela película que forma por cima!!! rsrs. Portanto, nem segui a dica do plástico filme. Mas a dica de não lavar o arroz é bem legal heim, não sabia..

    Obrigada por compartilhar a receita!

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii....essa receita, meu marido sempre reclamava do meu arroz doce ou estava doce demais sem açucar ou ainda seco, este estava no ponto, sò mudei uma coisinha ao invez de 2 gemas coloquei 4 para consequir bater.

    Meu nome è Rosana beijos e ate aproxima.

    ResponderExcluir
  4. Olá Denise,
    Meu nome é Isabel Ferrazoli, e trabalho na produção de livros infantis da Editora Mundo Mirim. Neste momento estamos produzindo um livro de folclore, no qual há algumas receitas que gostaríamos de colocar fotos. Pesquisando na internet, vimos a foto do seu arroz-doce e gostaríamos de saber se você nos autorizaria a publicá-la. No expediente do livro, colocaríamos os devidos créditos ao seu blog.
    Aguardo seu retorno.

    Muito obrigada
    Isabel Ferrazoli (editorial@mundomirim.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Nao leva sal?
    Podia expecificar as medidas? nao sei o que equivale ao vosso "requeijao". O vosso leite condensado é igual ao de portugal? 370 g?
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. O copo "de requeijão" equivale a 200 gr, mas vc vai usar como medida e não o peso, então encontre uma "vasilha" que tenha esta medida para usar na receita.
    A lata de leite condensado tem 395 gr, mas pode usar esta de 370, acho que 25 gr não vai fazer diferença ok?

    ResponderExcluir
  7. obrigada.. ja experimentei e recomendo!! delicioso.. :)

    ResponderExcluir