domingo, 8 de fevereiro de 2009

Rapadurinha de amendoim moído


Esta receita adaptei ao meu gosto, para ficar parecida com os torrões de amendoim que eu comia quando era criança e ficou bem parecida! A receita original é mais simples e vou postar abaixo desta.




2 xícaras de amendoim moído
1 xícara de açucar mascavo
1 xícara de açucar refinado
50 gr de manteiga ou margarina em temp. ambiente
1 colher (sopa) de chocolate em pó (não achocolatado)
1 colher (sopa) de cacau em pó (opcional)



Preparo:
A primeira coisa é deixar uma forma de 23 x 20 cm untada com óleo.

Misture a manteiga, o chocolate e cacau com o amendoim moído amassando bem com uma das mãos. Reserve.
Misture um pouco de água com os açucares, leve ao fogo e deixe ferver SEM MEXER para formar uma calda rala. A água é o suficiente para fazer uma pasta mole. Não deixe a calda engrossar, tem que ser ralinha. Retire do fogo, jogue a mistura de amendoim de uma só vez e mexa rapidamente com uma colher de pau (este processo não pode durar mais do que alguns segundos porque já começa a endurecer).
Despeje na forma e alise com uma espátula ou com as mãos mesmo. Ainda quente corte em quadradinhos. Espere esfriar para retirar da forma.

Dicas: se por ventura a calda passar do ponto a rapadura ficará se esfarelando e vc não conseguirá nem colocar na forma, se isso acontecer, a dica é amassar os pedaços com as mãos mesmo e voltar ao fogo baixo com um pouco de água, vá mexendo e esmagando os torrões, quando estiver bem homogêneo coloque na forma novamente.

[b]A receita original:[/b]

2 xícaras de amendoim moído
2 xícaras de açucar mascavo.

O modo de fazer é igual como descrito na receita de cima.

3 comentários:

  1. Adorei, foi a mais parecida com a receita de minha mãe, ela fazia apenas com calda de açucar e amendoim torrado e moido.
    Eu não consigo lembrar das quantidades de cada ingredientes.

    ResponderExcluir
  2. Bom adorei a receita, foi a unica que achei na internet, vou fazer agora e mais tarde volto para dizer se tudo deu certo.

    ResponderExcluir
  3. Parabén!! é muito gostosa!!! E fácil de fazer...

    ResponderExcluir