domingo, 8 de fevereiro de 2009

Sorvetes Artesanais – minha receita final


Trabalhei nesta receita por mais de um ano, eu queria fazer um sorvete que ficasse o mais parecido possível com os industrializados e que a partir dela eu pudesse criar vários sabores. Enfim...depois de várias tentativas eu conseguí chegar a uma receita definitiva, o custo fica por menos da metade do preço dos industrializados e ainda com a vantagem de criar sabores que ainda não existem no mercado. Espero que gostem, a minha família e amigos pelo menos adoram!!!!
Vou postar a receita "base" e depois as receitas em que o modo de preparo é um pouco diferente.



Ingredientes:

500 ml de leite fervente
2 ovos inteiros (ver observação no final da receita)
1 xícara de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de liga neutra
½ xícara de leite em pó
125 gr de gordura vegetal (1/4 de pacote) (a melhor é a da marca “Da Mesa”)
1 colher (sopa) de sabor para sorvete em pó (o sabor desejado)
1 colher (café) de emulsificante

Preparo:

Coloque todos os ingredientes MENOS o emulsificante no liquidificador na seguinte ordem: primeiro os ovos inteiros, depois os ingredientes secos, depois a gordura e por último o leite fervente. Bater por 5 minutos, deixar esfriar e levar ao freezer até que fique uns 60% congelado, (nesta etapa vai parecer uma cola, é assim mesmo!) retirar do freezer, bater na batedeira com o emulsificante por cerca de 5 a 10 minutos, se tiver muito calor, bata só 5 minutos pois a mistura não deve ficar líquida. Coloque em um pote com tampa e leve novamente ao freezer até congelar. Rende quase dois litros de sorvete.
Observação: Para quem não consome gemas cruas, pode substituir por 3 claras ou meia xícara de creme de leite sem soro, mas a textura fica mais dura, com os ovos inteiros fica com textura de sorvete industrializado.

Sabores especiais (sabores em que o preparo é diferente):

Baunilha: uso 1 colher (sopa) de essência de baunilha na hora de bater na batedeira, na mistura do liquidificador não vai sabor nenhum.

Coco: usar o pó sabor coco, e substituir 200 ml do leite da mistura do liquidificador por 1 vidro de 200 ml de leite de coco, ou seja ao invés de 500 ml de leite, uso 300 e 200 ml de leite de coco. Ferver o leite de coco junto com o leite e bater junto no liquidificador. O resto do modo de fazer é como o descrito no preparo.

Chocolate: substituir a colhe de pó de sabor para sorvete por 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, 3 colheres (sopa) de cacau e 1 colherinha de essência de baunilha, bate junto com os outros ingredientes no liquidificador. Acreditem...fica idêntico ao daquela marca famosa...rs

Chocolate e avelãs: Fazer o sorvete de chocolate como descrito acima sem a essência de baunilha. Na hora de bater na batedeira acrescentar uma colher (sopa) de essência de avelãs. Pode ser substituída por essência de castanhas ou nozes, também fica gostoso.

Morangos ou abacaxi (fruta natural):

Fazer uma geléia mole com:
1 xícara de morangos ou abacaxi picados bem miúdo.
½ xícara de açúcar
2 colheres de suco de limão
Leve tudo ao fogo baixo deixando cozinhar até formar uma geléia mole com uma caldinha grossa. Deixe esfriar.
Use pó sabor morango ou abacaxi na mistura do liquidificador e retire ½ xícara de açúcar para ficar menos doce. Ao bater a base na batedeira, misture a geléia e bata junto. No caso do morango eu gosto de colocar umas gotinhas de corante vermelho para melhorar a cor.

Mesclado de nata com morangos:

Fazer a receita principal (base) usando o sabor NATA.
Fazer a geléia de morangos conforme receita acima.
Depois que bater a base na batedeira com o emulsificante, levar ao freezer para firmar um pouco. Depois de mais ou menos 1 hora, retire do freezer, coloque colheradas de geléia de morango, “revolvendo” o sorvete com um garfo para fazer o efeito mesclado. Pode fazer isso dentro do próprio pote onde o sorvete está endurecendo. Leve de volta ao freezer para congelar.

Mesclado de Creme com chocolate:

Fazer a receita principal (base) usando o sabor CREME.

Faça a seguinte calda: (ou utilize calda de chocolate comprada pronta)
Leve ao fogo e deixe ferver por 2 minutos :
1 xíc/chá de chocolate em pó
1/2 xíc/chá de açúcar
1 1/2 xíc/chá de leite
2 col/sopa de manteiga ou margarina s/ sal


Mexa de vez em quando e cuide para não derramar. Deixe esfriar e leve a geladeira para encorpar. A calda que sobrar pode ser guardada na geladeira por até um mês.
O modo de misturar é igual ao mesclado de morangos.

Passas ao rum:



Usar 1 colher (sopa) de essência de rum na hora de bater na batedeira, na mistura do liquidificador usar pó sabor creme. Depois de bater na batedeira, leve ao freezer para ficar mais firme. Depois retire do freezer e misture duas xícaras de passas previamente preparadas como segue abaixo.
Ferver 1 xícara de açúcar com 1 xícara de água por 3 minutos, deixe esfriar, misture ½ xícara de rum e deixe as passas de molho nesta calda por no mínimo 4 horas na geladeira. Escorra as passas e misture ao sorvete e leve novamente ao freezer. A calda pode ser guardada na geladeira para novamente ser usada para deixar passas de molho.

Abacaxi Francês:


Fazer a receita principal (base) usando o sabor ABACAXI ou fazer a receita do sorvete de abacaxi com fruta natural (vide receita mais acima).

Fazer a seguinte calda:

1 xícara de açúcar
½ xícara de água
1 xícara de vinho tinto seco
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Leve a água com o açúcar ao fogo até formar uma calda grossa. Desmanche a farinha em ½ xícara de vinho, cuide para não deixar bolinhas de farinha, se necessário passe numa peneira fina. Quando a calda de açúcar estiver grossa, coloque o vinho e a farinha. Mexa até ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até reduzir formando uma calda. Mexa de vez em quando e use uma panela alta. Deixe esfriar e leve a geladeira para tomar consistência.

Depois que o sorvete estiver pronto, leve ao freezer por mais ou menos uma hora para ficar mais firme. Retire e coloque calda a gosto em fio e com um garfo faça movimentos circulares, não misture muito, tem que ficar mesclas da calda no sorvete. Vai sobrar calda, vc pode guardar na geladeira para servir com mousses, manjares, etc.

Fotinho do sorvete de chocolate e de creme:

Sorvete de mamão com calda de caramelo

Na receita "base" do começo diminuí o açucar para 1/2 xicara, acrescentei geléia de mamão (receita abaixo) e bati tudo junto no liquidificador. O restante é igual ao já descrito na receita base, ou seja, deixar esfriar, congelar...bla bla bla...


Geleia de mamão:


1 xícara de mamão papaya ou formosa amassado com o garfo
1/2 xícara de açucar

Misturar e levar ao fogo para cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 15 minutos ou até secar bem a geléia.

O sorvete ficou bem suave então acrescentei uma colher (sobremesa) de pó saborizante sabor mamão na hora de bater na batedeira, mas da próxima vez vou dobrar a receita da geléia.

Calda de caramelo (para servir junto com o sorvete):

1 xícara de açucar cristal
1/2 xícara de água

Levar o açucar ao fogo baixo mexendo sempre até derreter e ficar dourado. Colocar a água e deixar ferver até desmanchar os torrões de açucar e adquirir consistência de calda rala. Eu não contei o tempo mas acho que foi uns 10 minutos. A calda deve ficar rala porque depois que coloca na geladeira ela irá encorpar. Fazer de véspera pois no dia seguinte ao que foi feita ela fica melhor.

40 comentários:

  1. POxa...Parabens pela iniciativa, muitas pessoas ficam com suas melhores receitas em cadernos mofados em suas gavetas de armário e pela sua individualidade não as repaçam a ninguem e você fez diferente, um exemplo a ser seguido pelos demais, pois todos morreremos e o que fica senão bons exemplos como o teu! receitas são para serem divulgadas, obrigado pelas tuas!! Saulo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por seu comentário Saulo, isso me deixa muito feliz e me estimula a continuar postando essas receitas. Não há nada melhor do que ver o prazer estampado nos rostos dos nossos familiares ao saborear um prato ou uma sobremesa gostosa feita por nós não é?

    ResponderExcluir
  3. Excelente apresentação, belo blog, tópico "nota 10"!
    Parabéns e obrigado pela dica.

    Wagner Prado

    ResponderExcluir
  4. olha Denise adoro fazer sorvetes mais como esses ai nunca fiz, vou tentar fazer as suas receitas o mais breve possivel por que aqui em Salvador é quente o ano inteiro beijos muitos beijos e obrigado por essas dicas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa mesmo!
    fiz e deu certinho..
    E olha que não sou essas grandes coisas na cozinha.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. olá ,Denise ! se for possivel eu gostaria que me add no msn.pois tenho algumas duvidas a tirar . obrigado mergulhadorcf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite !

    Meu nome e Agnaldo sou de Guarulhos- SP meu emaill e limaa33@hotmaill.com.
    Me desculpa está te aborrecendo, te agradeço pela receitas que esta mencionado aqui na iternet.
    Já estava procurando algo assim a algum tempo, fico cotente por sua ajuda, quero ajudar a minha sogra ganhar algum trocado vendendo sorvete em casa.
    Agora já posso dar o ponta pé inicial que faltava, se tiver mais alguma novidade por me passe pelo meu emaill te agradeço de mais pela ajuda.

    Muito obrigado pela atenção,

    Agnaldo

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela receita... com ela, estou satisfazendo a saciedade de sorvete da minha família (eita vício du cão) =) e ainda tô pensando em fazer em escala maior para comercialização. Mil vezes obrigado.

    Fabiano Jovinski

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pessoal, pelo retorno e pelos comentários...:)

    ResponderExcluir
  10. olá vi sua receita é o que estava procurando vou tentar fazer valeu pois estou desempregada vou fazer p vender

    ResponderExcluir
  11. olá amiga adorei as dicas estou desempregada e vou tentar fazer pra vender se tiver mais alguma dica e puder me mandar te agradeço mande para silvanabya@hotmail.com fica com deus

    ResponderExcluir
  12. nossa!essa receita parece deliciosa vou tentar fazer nao vejo a hora!obrigada

    ResponderExcluir
  13. Oi denise, me chamo andrea e estava procurando receitas de base para sorvetes; quando encontrei a sua achei muito diferente das que ja tinha visto, sou cozinheira mas nunca trabalhei com sorvetes embora seja meu maior pecado.
    Vou fazer o mas breve possível, me deseje sorte.

    ResponderExcluir
  14. Oi Denise tudo bem?meu nome é Silvânia descobri a sua receita e tentei faze-la mas o sorvete não congelou ficou uma mousse.o que pode ter dado errado?eu so não usei a marca de gordura que vc indicou.se vc puder me responder agradeço desde já!silvania.ol@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Ola Denise valeu ...as receita,se fizer a receita em maquina de fazer sorvete necessariamente teria de tirar o leite fervente (quente)? pois a cuba esta em contato com álcool a menos de 9 negativo teria algum problema na consistência do sorvete?
    me responda se possivel.
    Grato : Paulo
    email: paulinho39ba@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Silvânia, vc colocou no freezer? Se mesmo assim não congelou pode ter sido excesso de liga neutra, vê se vc usou as quantidades direitinho...

    ResponderExcluir
  17. Olá Paulo, na verdade nunca fiz essa receita em máquina de sorvete. Mas acho que se colocar leite frio, não vai homogeneizar a gordura...mas como eu disse, nunca fiz em máquina, vc teria que testar para ver se dá certo. Eu faria a receita como está postada aqui no blog (no liquidificador e depois na batedeira) e depois faria a mesma receita mas com leite frio na máquina para poder comparar as texturas. Às vezes a gente tem que sacrificar alguns ingredientes para poder chegar num resultado satisfatório. :)

    ResponderExcluir
  18. Oi eu sou a Patrícia, parabéns pela receita maravilhosa fiz alguns teste deu super certo... Denise acima vc respondeu que o sorvete já ficou no freezer por 2 meses sem alterar a textura ... vc já tem idéia de quanto tempo mais pode ficar?
    pcordeiro7@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Patrícia, a única vez que deixei mais tempo foi essa vez dos 2 meses porque foi para teste mesmo, no dia a dia não fica mais que 2 semanas pois comemos rapidinho kkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Denise, sou Patrícia de novo, quanto tempo posso deixar a calda de rum na geladeira para usar novamente.
    nossa duas receitas são realmente incríveis
    bj
    Paty

    ResponderExcluir
  21. Olá Patrícia, a calda se manuseada corretamente dura até um ano. Isso porque leva bebida alcoolica e açucar que conserva a calda por bastante tempo. Mas ela deve ser manuseada sempre com utensílios limpos para não contaminá-la. :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Denise, sou sua admiradora por tudo que vc sabe e faz, por compartilhar conosco o que sabe,vc uma mulher tão nova e tão prendada,que Deus ilume sempre o seu caminho!!!

    Grata
    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  23. Maria Aparecida, obrigada querida pelas lindas palavras, isso é um incentivo e tanto para mim!
    bjs!

    ResponderExcluir
  24. Essa receita da pra fazer pra vender
    tenho uma maquina de fazer sorvete e preciso de ajuda.
    meu sorvete esta grudento demais,esta elastico
    vc sabe oque pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, um ponto q vc deve observar é se está batendo bem a massa com o emulssificante, e a quantidade tbm, se vc colocar muito fica grudento e se não bater bem tbm não fica bom. A massa deve estar quase gelo pra bater, se ficar muito líquida no ato da mistura com o emulsificante tbm não fica bom.

      Excluir
  25. Olá anônimo, eu não faço para vender, vc teria que fazer os cálculos para saber se compensa fazer esta receita para venda. À respeito do seu sorvete fica difícil eu dizer o que pode ser sem saber a receita. o ideal é vc contatar seu fornecedor da materia prima para saber o que pode estar acontecendo.
    abs

    ResponderExcluir
  26. Olá, Denise. Amei suas receitas. Afinal, eu não resisto a um sorvete, nem em tempo frio. Mas, assim como você, eu estava procurandouma receita de sorvete que ficasse bem próxima da industrializada. A sua me agradou muito por ser prática,rápida, econômica e rendosa.

    Obrigada pelo compartilhamento,

    Sonildes.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Denise...

    Você já fez o sorvete de morango com o pó para sorvete industrializado?
    Estou pensando em fazer o de morango com o pó para sorvete sabor morango, gotinhas de essência de morango e um pouquinho de corante será que fica bom?
    Com relação ao pó de sabor para sorvete industrializado qual sabor que você fez que achou mais gostoso?
    Obrigada...Lunara

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Denise,
    Adorei sua receita, maravilhosa. Só axo que eu poderia ter batido mas a massa depois que coloquei o emustab.

    ResponderExcluir
  29. olá, você teria a receita para fazer de Toffee e Chiclete? Vou experimentar sua receita. Abraços Joana

    ResponderExcluir
  30. Olá sou eu de novo (Joana). Esqueci de pedir uma orientação por não saber da função/finalidade e diferença entre manteiga vegetal e gordura vegetal. Por exemplo: uso "margarina vegetal da Amélia e Barker" para fazer salgados, seria a mesma coisa dessa "gordura vegetal Da Mesa" qe você citou? Pode ser usadas tb para sorvete? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana, para fazer o toffee e chiclete eu acho que é so colocar as essências desses sabores ou o pó... mas eu nunca fiz, já vi pó sabor chiclete e toffee so vi essência. Com relação as gorduras, a margarina não serve para fazer sorvete, pelo menos na minha opinião...acho o sabor muito forte. A gordura da mesa é a hidrogenada, tem consistência de banha de porco mas não tem sabor nenhum por isso não descaracteriza o sorvete além de não ter nenhum percentual de água na sua composição.

      Excluir
  31. Entendi Denise, então poderia fazer com a banha (aquela da sadia)? Tenho 2 tabletes aqui sobrando rsrs Agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
  32. Oi Joana, poder até pode, mas eu acho que ficaria o gosto da banha no sorvete. Se vc não se importar de "perder" ingredientes, (isso no caso de não ficar bom), faça o teste com a banha de porco depois vem contar se ficou bom. Assim as pessoas que não consomem gordura hidrogenana teriam mais uma opção! :)

    abs

    ResponderExcluir
  33. ola gostaria de saber se sua receita da para bolear pois vou usa sua receita para vender em minha lanchonete grata bjssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  34. Quero fazer essa receita sem os ovos, tem algo que substitui e proporcione o mesmo resultado? Por favor...urgente..."AGRADEÇO".

    ResponderExcluir
  35. Oi Denise, sou eu novamente, aki de cima kk...então, queria que vc me desse uma luz, como fazer essa receita sem ovos, teria como? Ou se tem algo para substituir. Agradeço minha linda.

    ResponderExcluir
  36. Oi Denise! Eu fiz a sua receita e realmente ficou ótimo, adoramos aqui em casa. Porém me disseram que a quantidade de gordura vegetal é muito grande, logo prejudicial a saúde. Será que tem como substituir a gordura vegetal por outro ingrediente? Um forte abraço, Cláudia - RS

    ResponderExcluir
  37. Uma caixa de creme de leite no lugar da gordura fica perfeito!!

    ResponderExcluir
  38. muito obrigada por esta receita vou aproveitar para ganhar dinheiro, tenho sonhos a conquistar.

    ResponderExcluir